quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tesourinho Novas Oportunidades

Hoje vamos falar de política, mais propriamente de uma medida implementada em Portugal pelo governo PSD/CDS de Durão Barroso, as Novas Oportunidades.É uma medida muito "pomposa", não há qualquer dúvida. Mas a questão é que, e citando um deputado do CDS que há pouco falava na Assembleia da República, as Novas Oportunidades não devem ser "Novas Facilidades". O que é que quero mostrar com isto: não é de todo justo que um aluno que estude no regime normal - 12º ano - tenha de fazer 4 exames nacionais e tenha de ver todo o seu percurso escolar durante 3 anos contabilizado em médias para que possa aceder ao ensino superior e, no fim, veja o seu lugar ser "roubado" por um aluno que não consegue fazer mais nada e foi "recambiado" para as novas oportunidades, que apenas faz um exame nacional e que termina em 6 meses o mesmo percurso que o aluno acima citado fez em três anos. É, no entanto, de louvar que este programa dê uma segunda (ou em muitos casos terceira, quarta ou quinta) oportunidade a cidadãos que querem tentar outra vez e apostar na sua formação.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tesourinho Vitória do FCP

Ora quero começar por dar os meus sinceros parabens, unica e exclusivamente, aos jogadores e ao treinador do Porto, pelo seu excelente trabalho e desempenho, não só nesta competição mas em muitas outras em que também participam. Quando digo unica e exclusivamente, estou a deixar de fora certos adeptos "bimbos", claques selvagens e um presidente que tem mais "telhados de vidro" que um concelho inteiro. Acho incrivel que, numa final em que todos os portugueses têm razões para estar contentes, hajam pessoas ignorantes que ainda pensem em ofender o Sport Lisboa e Benfica. Num grupo de portistas, em vez de se ouvirem canticos do seu clube, a tristeza e ignorancia dessa gente gritava "SLB, Filhos da Puta, SLB". Agora expliquem-me como é que uma pessoa pode ficar contente com as vitórias internacionais do FCP quando estes estão mais preocupados em ofender outros clubes do que festejar as mesmas?
O jornalista entrevistou uma senhora de idade do Sporting de Braga que afirmou que não se importava nada de perder esta final com o Porto porque já tinha ganho a meia-final ao Benfica. Alguém que explique a essa senhora que uma final é mais importante que uma meia-final.É tão simples como 2 ser maior que 1.
Mais uma vez me arrependo de ter assistido a um jogo de futebol portugues, pois a industria futubolista portuguesa ainda continua a ser um negócio da china em que os intervenientes são mais mafiosos que a propria máfia russa.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tesourinho Homens da Luta

Queria começar por dar os parabens aos Homens da Luta pela excelente prestação na Eurovisão. Foram simplesmente fantasticos. Por muito que este povo tenha dito que é uma vergonha e que nao ilustra de todo a imagem de Portugal, o facto é que foram eles quem ganhou o Festival da Canção que,por acaso, até é decidido pelo votação do público. Ups! Acho que temos aqui um impasse, tanta gente a reclamar mas eles ganharam com "maioria absoluta"? Epah parece a situação do nosso governo pah! Todos reclamam mas a merda está lá sempre.
E não percebo a aversão desta gente estúpida com mentalidades fechadas! Eles são um éxito! Está provado pelas quantidades absurdas de cds, dvds, mp3 e livros que os nossos camaradas HdL vendem! Preferiam o que? Tony Carreira? Emanuel? Luciana Abreu? Ana Malhoa? Esta última era capaz de ganhar se fosse para la mostrar os seus "dotes" como muitas concorrentes que vi ontem na Eurovisão. Os HdL tinha uma música fantastica CANTADA EM PORTUGUêS, coisa rara na Eurovisão de ontem porque se a língua em que os concorrentes cantaram correspondesse à sua nacionalidade eram todos ingleses (ou qualquer coisa parecida pois o sotaque de alguns deixou muito a desejar!). A música não tinha ideologia nenhuma! Eles só compuseram uma letra com as reclamações deste povo português e a situação de Portugal. Além disso, os ritmos eram tipicamente portugueses, tal como a caracterização dos interpretes. Olha se calhar preferiam um menino bonito com um terço ao peito e a camisa aberta como o concorrente russo. Se sim, não precisam de ir muito longe. PÓ ANO VOTEM NO MICHAEL CARREIRA!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tesourinho tipicamente português

Quantos de vós é que tiveram vontade de bater na pessoa que vai à vossa frente no passeio pois essa pessoa não anda mais rápido nem vos deixa passar? Pois bem, é disto que me queixo diariamente. As pessoas não têm noção do quão estupidas conseguem ser quando andam extremamente devagar na rua que é pública, ou seja, existem mais pessoas a dividir o mesmo espaço. Isto para não falar quando estamos numa rua bastante larga, com muito espaço para circular e, mesmo assim, há sempre alguém que vem contra nós. MAS QUE RAIO? SERÁ QUE SOU INVISIVEL OU DESTE LADO DO PASSEIO ESTÁ MAIS QUENTINHO?
Hoje estava à espera que o semáforo de peões abrisse para atravessar a passadeira. Quando finalmente isso aconteceu, o individuo (que nao percebi se era homem ou mulher dada a estranheza da criatura) que estava do lado oposto ao meu, em vez de atravessar a passadeira estava a olhar não sei para onde. AMIGO, O VERDE É PARA AVANÇAR OU NÃO LHE ENSINARAM NA ESCOLA? Se calhar era daltónico, o que resolve o enigma do seu sexo pois apenas os homens podem ser daltonico (foi o que sempre ouvi dizer).
Estando a ouvir a comunicação ao país do PR Anibal Cavaco Silva, veio-me à cabeça que estamos com uma média de um comunicado ao país por semana. A situação é caricata. Agora que Portugal está com o rabo preso é que decidem dar-nos conta de tudo o que estão a fazer para que a situação do país seja a menos drástica possivel. Não deixa de ser uma boa táctica de propanganda política, até por estamos a menos de um mês das próximas eleições, mas o que pergunto é: caros governantes, PORQUE É QUE QUANDO ESTAVAM A F*** OS PORTUGUESES NÃO SE LEMBRARAM DE NOS DAR SATISFAÇÕES? PORQUE É QUE QUANDO DECIDIRAM ENTRAR NA UE NÃO SE LEMBRARAM DE NOS PEDIR OPINIÃO? Too late.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Tesourinho "Mas o que é isto?"

Realmente o mundo anda doido. Uma pessoa cria um grupo no Facebook para facilitar a vida a actuais e futuros tradutores e depois esse mesmo grupo transforma-se numa arma de arremesso. Um simples tópico transforma-se num ringue de luta. FANTASTICO!
A minha opinião? É a mais sincera possivel! Estás mal, amigo? Porquê? Porque deste de caras com alguém que te trata como um comum mortal e não como um "albert einstein"? Olha, temos pena. Welcome to the real world, buddy! O mundo não gira à tua volta e tu não és o dono da verdade!
Também não consigo perceber como é que alguem que ajuda os seus alunos a iniciar a sua actividade tradutória pode ser criticada por isso. Ah, já sei, não foste um dos escolhidos... though luck! Nem todos nascemos para o mesmo, não é? Essa atitude de "a mim não me ensinas nada" não te abrirá muitas portas porque as pessoas gostam de profissionais competentes e humildes e, ainda que possas ter a primeira qualidade, não és, de todo, detentor da segunda. Enfim...